domingo, 7 de agosto de 2022

HISTÓRIA DE CRIAÇÃO DA CANETA ÓPTICA.

 OQUE É UMA CANETA ÓPTICA??

 Uma caneta óptica é um dispositivo de entrada de computador no formato de um bastão sensível à luz usado em conjunto com um monitor CRT. Ele permite ao utilizador apontar objetos na tela ou desenhar sobre a mesma, de modo semelhante a uma tela sensível ao toque mas com grande precisão posicional. Uma caneta óptica pode funcionar com qualquer monitor CRT, mas não com telas LCD, projetores ou outros dispositivos de imagem.

O mecanismo foi patenteado em 1938 pelo húngaro Lazlo Biro. Ele levou seis anos para aperfeiçoar um objeto que hoje parece tão simples. Na época dos primeiros modelos, porém, a tecnologia era tão complexa que uma caneta de Biro custava quase 100 dólares!

 



 SUA DEFINIÇÃO;

O instrumento de escrita mais comum com uma ponta por onde sai tinta, fechado num cilindro, recebe o nome de caneta. Uma pessoa, quando agarra a caneta com a mão, pode deslocar a ponta sobre um papel e marcar os traços necessários para escrever ou desenhar.


A óptica, por sua vez, é o ramo da física que se dedica à análise do comportamento, das características e das manifestações da luz, centrando-se nas suas leis e nos seus fenómenos. Aquilo que pertence ou que é relativo à visão também faz parte daquilo que se entende por óptica.

Estes conceitos permitem-nos fazer uma abordagem da noção de caneta óptica, um dispositivo fotossensível que permite interagir com um monitor ou um televisor. Trata-se de um periférico de entrada criado em 1952 pelo MIT que, uma vez ligado a um computador, pode substituir em algumas funções do mouse, uma vez que permite selecionar comandos num programa informático, introduzir/inserir informação, etc.

curiosidade: 

  • As canetas ópticas requerem de um determinado nível de intensidade da luz no ecrã. Caso contrário, os seus sensores não captam a luminosidade. Neste caso, a caneta óptica não se ativa e não consegue interagir com o dispositivo.
  • Uma caneta óptica é um dispositivo bastante simples de implementar. Ela funciona monitorando a súbita e diminuta mudança de brilho num ponto da tela quando o canhão de elétrons percorre o ponto.
  • A caneta óptica tornou-se moderadamente popular durante o início dos anos 1980. Notabilizou-se no Reino Unido pelo seu uso no Fairlight CMI e no BBC Micro. Todavia, devido ao fato de que o usuário devia manter o braço erguido na frente da tela por longos períodos de tempo, a caneta óptica saiu de uso como dispositivo geral de entrada de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRESENTAÇÃO

-sejam bem vindos ao nosso blog-  Destinado á um trabalho á ser apresentado ao professor DiegoV. Porto, da disciplina de Manutenção e Redes....