domingo, 7 de agosto de 2022

HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DO MOUSE.

  O que é um mouse?


O mouse faz parte dos periféricos do seu computador e é a parte que no permite interagir com os objetos que aparecem na tela através de um cursor que podemos ver no monitor.

Geralmente o mouse possui dois botões: o esquerdo é usado para abrir, arrastar, selecionar e executar funções. Por outro lado, o direito permite acessar as funções adicionais dos comandos.

 Encontramos vários tipos de mouses, diferentes modelos, cores, etc, mas com características comuns

Os mais conhecidos são: com esfera, óptico, laser, sem fio (Wireless) e bluetooth.






O patente do primeiro mouse está registrada nos Estados Unidos, sendo datada de 1970 e registrada no nome de Douglas Engelbart, engenheiro que ditou as especificações do periférico para o verdadeiro criador do acessório: William “Bill” English.

Engelbart e Bill:

O mouse foi apresentado pela primeira vez em 9 de dezembro de 1968, sendo chamado de “XY Position Indicator For A Display System” e era, basicamente, um pequena caixa de madeira com apenas um botão.
Os dois trabalharam para criar o mouse enquanto trabalhavam no Stanford Research Institute, em Menlo Park na Califórnia, em 1970, no entanto, naquela época ainda sequer existiam interfaces gráficas para o periférico ter utilidade, pois tudo era introduzido e reproduzido na tela dos computadores por meio de textos, sem cursores ou opções clicáveis.

Engelbart com o primeiro mouse da história
 A evolução não parou:

Foi somente em 1983, quando a Apple começou a utilizar um mouse como dispositivo apontador em sua interface gráfica do Apple Lisa, que o periférico firmou o seu lugar junto aos computadores, passando a ser praticamente obrigatória a existência do acessório em um setup.

mouse do Aplle lisa:

Bill English em 1971foi trabalhar para uma empresa chamada Xerox PARC, onde continuou seus estudos para criar melhores formas de interação com interfaces gráficas, o que lhe possibilitou criar o famoso “mouse de bolinha”, que substituía o conjunto de rodas que os primeiros periféricos utilizavam.

Mais tarde, em 1999, chegaria ao mercado o tão aclamado Microsoft Intellimouse, o primeiro modelo de mouse óptico comercial, o responsável pela maior revolução no mercado de periféricos e um dos grandes facilitadores do desenvolvimento dos e-sports no mundo:
                         

                

ALGUMAS CURIOSIDADES DO MOUSE:

  • Encontramos vários tipos de mouses, diferentes modelos, cores,  etc, mas com características comuns. Os mais conhecidos são:  com esfera, óptico,  laser, sem fio (Wireless) e bluetooth 

                mouse com esfera

                                    
  Também conhecido como mouse com “bolinha”,  estão sujeitos a apresentarem alguns tipos de problemas que fazem deles menos eficientes. Um dos principais problemas é a sujeira. Todo mouse acumula pó e outros materiais em seu interior e as peças dos mouses com esfera podem ser danificadas de acordo com o tempo e a forma como ele é utilizado.

    mouse óptico


Sua principal característica é o uso de um mecanismo óptico no lugar de uma esfera, que orienta o movimento do cursor na tela do computador. A precisão de movimentos é maior por causa da alta sensibilidade do mecanismo óptico, fazendo com que sejam ideais para tarefas diárias e jogos.


 
Esse tipo de mouse pode captar 20 vezes mais movimentos do que captado por um LED e funcionan em superfícies que um mouse óptico não iria funcionar.



A maioria desses mouses sem fio funciona da Tecnologia de radiofrequência (RF). Eles necessitam de pilhas ou baterias. Operam com uma frequência de 2,4 GHz, permitindo que o computador reconheça os movimentos a uma distância de 10 metros.



A vantagem desse tipo de mouse comparado aos outros é que a transferência de dados é muito maior, melhorando a resposta do mouse e  evita qualquer atraso no cursor, com um consumo de energia bem menor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRESENTAÇÃO

-sejam bem vindos ao nosso blog-  Destinado á um trabalho á ser apresentado ao professor DiegoV. Porto, da disciplina de Manutenção e Redes....